I CURSO DE FILOSOFIA DO INPPDH

SETEMBRO/OUTUBRO 2020

BRASIL-GRÉCIA

ORGANIZAÇÃO:

Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos (INPPDH) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação (PAIDEIA/UNICAMP)

REFERÊNCIAS E MATERIAIS PARA LEITURA:

Capítulo I - A Origem da Cidade e da Monarquia Arcaica e o esplendor da deusa Palas Athená (a deusa Atenas): clique aqui

COORDENAÇÃO GERAL:

Prof. Doutor César Nunes

Licenciado em Filosofia, História e Pedagogia. Concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas em 1996 e defendeu a Livre Docência em 2006. É Professor Titular da Faculdade de Educação, na área de Filosofia e Educação e atua nas linhas de pesquisa Política, Ética e Educação e Epistemologia e Teorias da Educação, Educação, Filosofia e Direitos Humanos. Publicou 47 artigos em periódicos especializados e 359 trabalhos em anais de eventos. Possui 23 capítulos de livros e 35 livros publicados. Participou de 496 eventos no Brasil e 23 eventos no Exterior. Orientou 60 dissertações de mestrado e 40 teses de doutorado na Área de Educação, 233 trabalhos monográficos ou trabalhos de conclusão de curso de graduação. Atua na Área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, destacando-se por Estudos e Pesquisa na Área de Formação de Professores, Política Educacional, Sexualidade e Educação, Direitos Humanos e Educação. É o Coordenador Geral (Líder) do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação PAIDEIA, exerce a Coordenação da Linha de Pesquisa Filosofia e História da Educação do programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação/UNICAMP. É Presidente Nacional da ABRADES. Finalizou 19 trabalhos de pesquisa e supervisionou 24 estudos de Pós Doutorado. É membro fundador e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas e Promoção dos Direitos Humanos (INPPDH) desde 2019.

COORDENAÇÃO EXECUTIVA:

Prof. Ms. César Augusto Ribeiro Nunes

Presidente do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos

Prof. Ms. Leopoldo Rocha Soares

Vice-Presidente do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos

PROGRAMAÇÃO:

MÓDULO I (Brasil): 06 horas

Aulas Virtuais: Dias 05, 12 e 19 de setembro de 2020 (sábados);

Horário: Das 09h30 às 11h30.

Ementa: Atenas: da Mitologia à Filosofia. O nascimento da Filosofia na criação original da democracia ateniense. A PAIDEIA como ideal educativo e a criação da Escola. A experiência política, filosófica e pedagógica ateniense como matriz da civilização ocidental. Os percursos da Filosofia em Atenas: os Sofistas, o paradigma filosófico de Sócrates, a cosmologia de Platão e a Ética e Política de Aristóteles.

MÓDULO II (Grécia): 14 horas

Roteiro de Visitas: Monumentos históricos de Atenas - Dias 17, 18 e 19 de outubro de 2020.

Temas e Exposições: As marcas da civilização egeia: a origem da Acrópole, o teatro de Dionísio e a organização da polis no século V a.C. As escolas de Platão (academia) e de Aristóteles (peripatética). A bulê e a ágora de Atenas. O teatro, a esfera pública e a politeia ateniense. A cosmologia do logos e a arquitetura urbana e política da cidade. O estilo de beleza (estética) e de justiça (diké) em Atenas. A crise da polis sob Alexandre Magno e a emergência do Cristianismo. A PAIDEIA GREGA e a PAIDEIA CRISTÃ. O areópago e a pregação de Paulo de Tarso. As marcas do cristianismo bizantino e das culturas medievais em Atenas. Da destruição veneziana do século XVIII à modernização de Atenas: memória e horizonte.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Encontro Virtual de 05 de Setembro

Da Mitologia à Filosofia: Homero, Péricles e Thales.

 

Encontro Virtual de 12 de Setembro

Democracia, Filosofia e Paideia: Sócrates, Platão e Aristóteles.

 

Encontro Virtual de 19 de Setembro

Crise de Atenas, a Boa-Nova e as marcas da história na cidade.

 

Visitas em Atenas (17 a 19 de Outubro)

Passeios pelos principais pontos históricos da cidade: Acrópole; Partenon; Templo de Zeus; Ágora; Plaka (bairro); entre outros.

OBS: Roteiro das visitas em elaboração.

INVESTIMENTO:

MÓDULO I

Para Associadas|os do INPPDH: Gratuito

Não Associadas|os do INPPDH: R$ 50,00 (taxa de emissão de certificado)

 

MÓDULO II

Todos os custos de viagens, estadias, visitas e demais investimentos necessários para participação da programação em Atenas são de responsabilidade dos inscritos.

CERTIFICAÇÃO:

Participantes do Módulo I que acompanharem os encontros virtuais receberão Certificado de 06 horas, emitido pelas entidades Organizadoras.

 

Participantes dos Módulos I e II receberão Certificado de 20 horas, emitido pelas entidades Organizadoras.

INSCRIÇÃO:

Para inscrição no I CURSO DE FILOSOFIA do INPPDH é necessário enviar um e-mail para diretoria@inppdh.com.br com as seguintes informações:

- Nome completo;

- Resumo curricular (máximo 05 linhas);

- E-mail e telefones de contato;

- Comprovante de pagamento da taxa de Emissão de Certificado (apenas não associados do INPPDH).

Os dados da conta corrente do INPPDH, para pagamento, são:

Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos

CNPJ 34.421.745/0001-46

Banco do Brasil

Agência 0052-3

Conta Corrente 99108-2

AVISOS IMPORTANTES:

Toda a programação do Módulo II poderá sofrer alterações, sempre que necessário for, inclusive até mesmo, em última instância, o cancelamento das atividades, considerando a situação global de pandemia da COVID 19, e a completa imprevisibilidade quanto à realização de viagens internacionais. Por isso, o INPPDH não se responsabiliza por prejuízos decorrentes de quaisquer alterações ou outras intercorrências, ainda que sem prévio aviso aos inscritos.

O INPPDH recomenda a todas as pessoas que intentem participar das atividades do Módulo II que adotem as medidas de cautela (contratação de seguros, aquisição de passagens e reservas de hospedagens com previsão de cancelamento ou outras medidas de flexibilização, etc.).

Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos

Rua Dr. Ruy Vicente de Mello, nº 444, Cidade Universitária, Campinas/SP, CEP 13.083-745

+55 19 3289-4955