Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos

Rua Dr. Ruy Vicente de Mello, nº 444, Cidade Universitária, Campinas/SP, CEP 13.083-745

+55 19 3289-4955

O Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos foi constituído em Campinas/SP, no fim do ano de 2018, por um grupo de pesquisadores das ciências humanas que compartilhavam interesses comuns acerca do tema da Educação e dos Direitos Humanos. Naquele momento, os criadores do INPPDH assumiram o compromisso profissional e ético de trabalharem para a defesa inalienável da vida, da liberdade, da sustentabilidade ambiental e social, da biodiversidade e do multiculturalismo, do respeito às diferenças e da promoção de todas as formas reais de igualdade.

 

A partir do início de 2019 o Instituto elegeu a sua primeira Diretoria, com mandato de 04 anos: César Augusto R. Nunes (Presidente); Leopoldo Rocha Soares (Vice-Presidente); Ricardo Jorge Russo Junior (Secretário); Alexandre Sanches Cunha (Tesoureiro). Como membros do Conselho Fiscal foram eleitos os associados fundadores Daniel Pacheco Pontes, César Aparecido Nunes e Antônio Isidoro Piacentin.

O Instituto tem por finalidade desenvolver e apoiar pesquisas científicas e eventos acadêmicos, bem como oferecer suporte prático-jurídico no âmbito do Direito Público e dos Direitos Humanos, caracterizando-se como sociedade científica no âmbito das Ciências Jurídicas e Sociais.

Nesse contexto, o INPPDH é entidade organizadora do Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, em conjunto com o Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, que anualmente acontece no mês de Outubro nas dependências da Universidade de Coimbra, além de apoiadora de outros eventos acadêmicos e científicos.