Buscar

21/09 Dia da Árvore


No dia 21 de Setembro é comemorado o Dia da Árvore. O objetivo desta data é conscientizar a população acerca da importância de se preservar as árvores e de proteger o meio ambiente. As árvores possuem importantes funções no equilíbrio do ecossistema, na medida em que, contribuem para regular a temperatura e a umidade do ar, diminuem a poluição atmosférica, mantém o solo firme e são abrigo para pássaros e outros animais.

Nesta data tão importante e diante dos diversos problemas ambientais que existem em nosso planeta, pensamos em propor algumas reflexões acerca do governo Bolsonaro e o meio ambiente. A contradição da atual gestão, em relação a questões ambientais, começou desde a nomeação de Ricardo Salles para o cargo de Ministro do Meio Ambiente. Isso porque, Salles já entrou com o intuito de privilegiar os interesses do agronegócio, contrariando os objetivos e expectativas para o cargo ocupado. Posteriormente, foi ficando cada vez mais transparente que a situação era ainda mais grave. O ex-ministro, em uma importante reunião ministerial, no início do agravamento da pandemia da COVID-19 no Brasil, chegou a afirmar que aquele seria um importante momento para serem feitas alterações em regulamentos e normas e “passar a boiada”, já que a mídia estaria focada falando sobre o coronavírus. As polêmicas e práticas contraditórias não pararam por aí. Salles saiu do cargo de Ministro do Meio Ambiente em meio a um conjunto de investigações do Supremo Tribunal Federal (STF), as quais envolviam denúncias de corrupção, envolvimento com contrabando de madeira e facilitação para o desmatamento.


Foto: A Samaúma, também conhecida como Mafumeira ou Kapok, é uma árvore nativa da América Central e de partes da América do Sul e da América Norte que se destaca pelo seu tronco, que pode chegar a 90 metros de altura e 3 metros de diâmetro. Devido a sua grandeza, a árvore é tida como sagrada por diversos povos indígenas e é considerada a rainha da Amazônia.


#ParaTodosVerem a imagem contém a foto de uma árvore Samaúma, no canto inferior esquerdo está escrito “21/09 Dia da Árvore” e no canto inferior direito está o logo do Senso Crítico.


0 visualização0 comentário