Buscar

23/09 Dia Internacional da Línguas Gestuais: entenda a legislação acerca da Libras no Brasil


Hoje se comemora o Dia Internacional das Línguas Gestuais. As línguas gestuais são de extrema importância para que pessoas possam se relacionar, participar das esferas econômica, social e política da vida, assim como acessar serviços de segurança e educação de modo a garantir a efetivação dos Direitos Humanos. A data foi criada em 2017 após a aprovação de uma resolução proposta por meio da Missão Permanente de Antígua e Barbuda na sequência de um pedido da Federação Mundial dos Surdos (WFD sigla em inglês para World Federation of the Deaf). A escolha do dia 23 de Setembro se deu, pois marca a data de fundação da WFD.

No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), língua de modalidade gestual-visual em que comunica-se por meio de gestos, expressões faciais e corporais, foi reconhecida pela Lei nº 10.436/2002 como meio legal de comunicação e expressão dos surdos. A referida lei foi fundamental para dar visibilidade e promover a inclusão social para as pessoas surdas no país. Além disso, desde 2005, pelo Decreto nº 5.625, a Libras tornou-se uma disciplina obrigatória nos cursos superiores de licenciatura, de pedagogia e de fonoaudiologia.

#ParaTodosVerem a imagem contém uma foto de uma intérprete de Libras em uma sala de aula, acima está a tag #TBTCrítico com a manchete “23/09 Dia Internacional da Línguas Gestuais: entenda a legislação acerca da Libras no Brasil” e no canto inferior direito está o logo do Senso Crítico.


2 visualizações0 comentário