Buscar

COM DRÁSTICA REDUÇÃO DO ORÇAMENTO DESTINADO ÀS UNIVERSIDES, UFRJ PODE FECHAR AS PORTAS.


Os cortes no orçamento de 2021 para as universidades federais colocam a Universidade Federal do Rio de Janeiro em risco. Segundo a reitora Denise Pires de Carvalho, em reportagem publicada no jornal O Globo, desde de 2013 o orçamento destinado à universidade vem sendo reduzido. A verba para este ano equivale a 38% da verba de 2012, porém uma parte dessa verba ainda está indisponível aguardando a suplementação do congresso nacional e mesmo que o congresso disponibilize essa parcela, 18% deste valor foram bloqueados pelo governo. Assim, segundo Denise, a UFRJ pode fechar as portas, devido à incapacidade de pagar as contas de luz, limpeza e água.

Embora o contexto atual esteja repleto de fake news e ataques diretos à ciência, percebemos a sua importância no enfrentamento da COVID-19, com as informações adequadas para a prevenção e para o enfrentamento à doença, bem como para o desenvolvimento de vacinas para imunizar a população. Diversos setores da ciência estão envolvidos nesses processos, que envolvem desde pesquisas até os tratamentos hospitalares. No texto, a reitoria, representada pela reitora e pelo seu vice, fala sobre a contribuição da UFRJ para a realização de testes moleculares de padrão ouro por RT-PCR enquanto sequer a rede privada dispunha desses testes. Além disso, estudos sobre as variantes e os comportamentos do vírus também foram desenvolvidos durante a pandemia. Ademais, ressaltou a essencialidade do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, que instalou um novo CTI e mais de 100 leitos de enfermaria para tratamento da COVID-19. O Hospital também é o maior do Estado em volume de consultas. Tudo isso foi possível com os investimentos feitos anteriormente na ciência e na pesquisa brasileira.


#Pracegover a imagem contém uma foto da entrada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no canto superior esquerdo está o logo do Senso Crítico e abaixo está a manchete “Com drástica redução do orçamento destinado às universidades, UFRJ pode fechar as portas.”


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo