Buscar

Conflitos entre israelitas e palestinos que envolvem Sheik Jarrah: entenda o que está acontecendo


Sheikh Jarrah é um bairro que abriga várias famílias palestinas, desde 1950, e que se localiza na parte oriental de Jerusalém. Segundo matéria da BBC (13/05), agora um grupo de colonos judeus está reivindicando algumas de suas terras e propriedades em tribunais israelenses. Assim, diante de controversas leis de Israel, muitas famílias palestinas têm sido despejadas de seus lares e outras correm o risco de terem que passar pelo mesmo.

Na última sexta-feira, dia 7, forças israelenses invadiram a mesquita de Al-Aqsa, considerada um dos lugares mais sagrados para os muçulmanos. Não se trata, contudo, de um conflito religioso, mas é uma disputa territorial. Diante desse contexto, as tensões começaram a crescer entre israelitas e palestinos. O ápice dos conflitos se deu no dia 10/05, em que centenas de palestinos ficaram feridos em confronto com a polícia de Israel (RTP notícias, 11/05).

A ocupação de Sheikh Jarrah causou um novo pico de conflitos entre as forças de Israel e manifestantes palestinos no decorrer dessa semana. No entanto, o embate entre os dois grupos não é recente e passou por diversas guerras e conflitos desde a Nakba ou catástrofe em árabe, em 1948, na qual milhares de palestinos foram expulsos para que Israel se proclamasse independente.

De acordo com a legislação internacional, o despejo forçado é crime, porém a lei israelense permite o despejo de palestinos para a ocupação de colonos judeus vindos de outras regiões. Apesar de ilegal, os assentamentos de colonos judeus em território palestino acontecem há muito tempo e a desproporcionalidade de forças entre os dois lados mostram que o Estado de Israel está promovendo um domínio territorial por meio de uma política colonial e da limpeza étnica.


Foto: Hazem Bader/ AFP, via Getty Images

#PraCegoVer: Imagem como foto em preto e branco de palestinos em solidariedade aos residentes do Sheikh Jarrah segurando um cartaz escrito “Save Sheik Jarrah” e com bandeiras palestinas. Logo do Senso Crítico no canto superior esquerdo da imagem e a seguinte manchete na parte inferior da imagem: Conflitos entre israelitas e palestinos que envolvem Sheik Jarrah: entenda o que está acontecendo.


1 visualização0 comentário