Buscar

Crise Energética: Brasil pode ter "apagão" por falta de energia em algumas regiões do país


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê a queda dos níveis dos reservatórios da região sudeste, especialmente das usinas de Ilha Solteira, no Rio Paraná, e Três Irmãos, no Rio Tietê. Atualmente, os reservatórios do sudeste e Centro Oeste estão trabalhando com 17% da capacidade, no entanto, a ONS estima que até o fim de setembro esse número pode cair e, se os reservatórios chegarem a 10% de sua capacidade, podem ocorrer apagões no próximo mês. Mas, o risco não está só na falta de energia. Com a redução no nível de abastecimento das usinas, aumenta-se o risco de acidentes na operação, visto que a água do fundo do reservatório é mais alta e pode conter galhos que comprometem as hélices.

É importante observar que ao invés de olhar para fatores significativos da crise energética no Brasil, o presidente Bolsonaro tem feito falas no sentido de colocar responsabilidades nas mãos da população, que já está arcando com contas de energia elétrica muito caras. Assim, o mesmo pede publicamente para que as pessoas “ajudem o país” e economizem energia (agosto de 2021). Outra fala significativa do presidente, que caminhou nesse sentido, foi abordada pela Folha de São Paulo (setembro de 2021) em que ele diz que tomar banho frio ajuda o Brasil. Além disso, Bolsonaro atrela a crise energética às mudanças climáticas sem se aprofundar nas questões ambientais, no desmatamento e no uso insustentável dos recursos naturais do país. Em meio à crise, o debate sobre a volta do horário de verão reacendeu ultimamente. Isso porque, alguns especialistas em energia defendem que a medida teria impactos no atual cenário de crise energética (BBC, julho de 2021). Porém, para Victor Iocca, gerente de energia elétrica da Associação dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (Abrace), a volta do horário de verão depende de estudos técnicos para avaliar a efetividade.


#ParaTodosVerem: foto de rua em cidade com postes apagados e escuridão predominante, apenas com iluminação de faróis de carros. Logo do Senso Crítico no canto superior direito e legenda na parte inferior esquerda: “Crise Energética: Brasil pode ter "apagão" por falta de energia em algumas regiões do país.”


0 visualização0 comentário