top of page

De mudança de discurso a anúncios no Youtube: quais são as estratégias eleitorais de Bolsonaro?”


No último domingo, dia 24, em convenção no Maracanãzinho, que oficializou sua candidatura, Jair Bolsonaro promoveu um discurso voltado para o eleitorado feminino e jovem, grupos nos quais possui o menor apoio. Além disso, Michelle Bolsonaro também discursou com falas direcionadas para as mulheres. No mesmo evento, Bolsonaro reforçou a continuidade do Auxílio Brasil em R$600 reais caso seja eleito e, após polêmica, evitou direcionar críticas ao sistema eleitoral. As críticas às urnas eletrônicas foram feitas em reunião com os embaixadores na última semana, onde o presidente deu a entender que não aceitaria o resultado das eleições por possível fraude.

Apesar das críticas feitas ao sistema eleitoral, sobretudo no que tange às urnas eleitorais, é preciso compreender que essas críticas não são fundadas em argumentos verídicos. Isso porque, as urnas eletrônicas, por não serem ligadas à internet, não podem ter o seu sistema de funcionamento hackeado e invadido, como alarma Bolsonaro. Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral foi premiado em 2009 pelo bom funcionamento das urnas eletrônicas pela George Washington University and Business Software Aliance (BSA).

Ademais, outras táticas adotadas por Bolsonaro, nos últimos dias, estavam atreladas a anúncios promovendo o presidente e que começaram a aparecer em vídeos no youtube. No entanto, essa estratégia viola regras de propaganda eleitoral, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que prevê que partidos, federações ou coligações deverão disponibilizar ao titular dos dados informações sobre o uso desses dados, além de se enquadrar em propaganda eleitoral antecipada, visto que as propagandas devem começar a ser veiculadas em 16 de Agosto.

Diversos grupos, lideranças políticas e internautas têm criticado as atitudes tomadas por Bolsonaro para se promover no ano eleitoral, sobretudo as que envolvem as fake news e o uso das redes sociais.


#ParaTodosVerem: Imagem com foto de Bolsonaro com Michelle em preto e branco, a frente em um quadro branco está a manchete “De mudança de discurso a anúncios no Youtube: quais são as estratégias eleitorais de Bolsonaro?” e no canto superior direito o logo do Senso Crítico.


bottom of page