Buscar

DIA 20/06 DIA MUNDIAL DO REFUGIADO


Dia 20 de Junho marca o Dia Mundial do Refugiado. Refugiados são pessoas que saem de seu país de origem por temer perseguições relacionadas à raça, etnia, religião, nacionalidade, pertencimento a algum grupo social ou pela opinião política e pela generalização das violação dos Direitos Humanos decorrentes do cenário de violência. A data começou a ser celebrada em 2001 como uma forma de conscientizar acerca da inclusão e da contribuição do refugiado para a sociedade que o recebe, assim como, alertar as pessoas acerca da situação dos refugiados no mundo.

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em seu relatório de Tendências Globais, de 2020, mostrou que pelo menos 82,4 milhões de pessoas tiveram que deixar suas casas ao redor do mundo. Dentre essas pessoas, 26,4 milhões estão refugiadas e quase 50% delas têm menos de 18 anos de idade. Os dados também apontam que 1 em cada 95 pessoas no planeta tiveram que fugir de seus lares por causa de conflitos e perseguições. Nesse sentido, é possível observar que, mesmo com a pandemia da COVID-19 e com o fechamento de algumas fronteiras, os dados praticamente foram dobrados em relação ao ano de 2019.


#Pracegover A imagem mostra uma foto de um barco lotado com refugiados tentando chegar a praia, com o escrito “20/06 Dia Mundial do Refugiado” ao centro.


1 visualização0 comentário