Buscar

Dia 23/06 marca o Dia Olímpico. Relembramos o protesto dos atletas Tommie Smith e John Carlos


Ontem, dia 23/06, comemorou-se o Dia Olímpico em todos os países que são vinculados ao Comitê Olímpico Internacional, o COI. Geralmente, na data são promovidas algumas atividades que buscam estimular valores como “ética, autoconfiança, responsabilidade, respeito às regras e aos adversários e trabalho em equipe, entre outros” (site do Comitê Olímpico do Brasil). O evento realizado, é marcado pela Corrida do Dia Olímpico. Ademais, conta com a promoção de atividades culturais e com a presença de atletas embaixadores. A data foi escolhida por simbolizar a fundação do COI, que se deu em 1984.

Neste ano, a data marcou a contagem de um mês para os Jogos Olímpicos em Tóquio. As olimpíadas formam um evento com diversas modalidades esportivas, tanto de verão, quanto de inverno e milhares de atletas de diversos países participam. Sendo o maior evento esportivo do mundo e com o destaque que recebe, as olimpíadas também são um espaço de ativismo social e político. No ano de 1968, nas Olimpíadas da Cidade do México, dois atletas negros, Tommie Smith e John Carlos, que haviam ganhado primeiro e terceiro lugar, respectivamente, na prova dos 200 metros rasos, subiram ao pódio vestindo luvas pretas e fazendo o sinal do punho cerrado com as mãos, marca do movimento dos Pateras Negras. Os atletas eram membros do Projeto Olímpico pelos Direitos Humanos (OPHR, na sigla em inglês), formado por atletas negros. Peter Norman, o único atleta branco do pódio, que venceu a medalha de prata, colou o adesivo do OPHR como forma de apoio. Naquele contexto, os Estados Unidos estava saindo de um período marcado por políticas segregacionistas, como a separação espacial entre negros e brancos e a proibição do voto à população negra. A foto que eternizou o protesto dos atletas, ficou marcada como uma imagem muito representativa do contexto.


#PraCegoVer: #TBTCrítico no canto superior da imagem, foto fundo do protesto dos atletas que levantaram o punho cerrado no pódio de medalhas. Logo do senso crítico no canto inferior direito e a legenda ao lado esquerdo: “Dia 13/06 é marcado pelo Dia Olímpico. Relembramos o protesto contra o racismo realizado pelos atletas Tommie Smith e John Carlos”


0 visualização0 comentário