Buscar

DIA 29 DE MAIO FICOU MARCADO POR PROTESTOS EM CIDADES DE TODO O PAÍS CONTRA O GOVERNO BOLSONARO


Segundo uma reportagem da Brasil de Fato (30/05), os atos #ForaBolsonaro ocorreram em mais de 200 cidades do Brasil e também aconteceram em outros 14 países. Além disso, houve panelaço em diversas cidades e a hashtag #29MForaBolsonaro entrou para um dos principais assuntos no Twitter brasileiro.

As manifestações foram marcadas por uma frente contra a presidência de Bolsonaro. Assim, diversos cartazes traduziam muito bem as denúncias e as insatisfações do povo. Muitos falavam sobre as atitudes do Presidente que poderiam ter evitado tantas mortes, as quais envolvem o negacionismo e a recusa das doses de vacinas oferecidas. Ademais, houve reivindicações em prol do auxílio emergencial e da vacinação em massa. Muitas promoviam a defesa da educação e também expunham a fome que assola o país.

Os protestos deram-se de forma pacífica e, em algumas cidades, havia distribuição de máscaras PFF2 e álcool em gel para quem estivesse presente. Exemplo concreto disso ocorreu em São Paulo, por parte da União Nacional dos Estudantes (UNE) e pelo Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST).

É importante ressaltar que, por parte da polícia, houve uma violenta repressão às manifestações em Recife- PE, em que um homem perdeu um olho devido ao tiro que recebeu dos agentes militares e a vereadora Liana Cirne foi atingida com spray de pimenta em seu rosto ao tentar dialogar com os policiais.

O que gerou insatisfação no dia seguinte às manifestações foi a omissão da mídia nacional em relação ao acontecido. Os principais meios de comunicação em massa do país ignoraram os protestos, ficando a cargo das mídias independentes a responsabilidade de veicular o tamanho e a importância das manifestações. Também gerou estranheza que um fato tão destacado em importantes veículos internacionais, como New York Times, Le Monde e The Guardian, não tenha recebido o devido destaque dos jornais do país.


Foto: Mídia Ninja

#Pracegover a imagem contém uma foto aérea do protesto na avenida Paulista no dia 29 de Maio, no canto superior esquerdo está o logo do Senso Crítico.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo