Buscar

Envolvimento de Trump na invasão ao Capitólio será investigado por comitê responsável pelo caso


No dia 6 de Janeiro de 2021, apoiadores do ex-presidente norte-americano, Donald Trump, invadiram o Capitólio, sede do legislativo, em Washington. O evento ocorreu durante uma sessão conjunta do congresso que deveria confirmar a vitória de Joe Biden. A confirmação é o último passo antes da posse oficial, que aconteceu no dia 20 de Janeiro. Durante todo o processo eleitoral, marcado por uma disputa acirrada entre os candidatos dos partidos Republicanos e Democratas, Trump alegou fraude nas eleições e chegou a dizer que não iria admitir a derrota.

O Comitê da Câmara de Representantes, ou seja, de congressistas dos Estados Unidos, que investiga essa invasão do Capitólio, tem avançado na coleta de informações e provas sobre o ocorrido. O comitê é formado por 13 congressistas, sendo 11 democratas e 2 republicanos. Uma matéria do El País (agosto de 2021) destacou que as investigações vão além do que ocorreu no dia da invasão e buscam informações com o FBI, com o Pentágono, com os Departamentos de Segurança Nacional, Interior e Justiça, e também com outros órgãos semelhantes. Elas também têm a intenção de pedir às empresas de comunicações os registros sobre as pessoas que participaram do atentado. Além disso, um fato muito marcante para as investigações foi o questionamento da participação de Donald Trump no ataque, por meio da solicitação de reuniões do ex-presidente naquele dia, bem como de informações sobre os comícios de Trump, onde foram faladas na possibilidade de atrasar ou impedir a transferência de poder ao Joe Biden.


#Pratodosverem a imagem contém uma foto de manifestantes invadindo o Capitólio, nos Estados Unidos e acima está a manchete “Envolvimento de Trump na invasão ao Capitólio será investigado por comitê da Câmara dos Deputados responsável pelo caso”. No canto inferior direito está a manchete.


2 visualizações0 comentário