Ex-estudantes dos cursos de Direito, História, Relações Internacionais e Serviço social se mobilizam e promovem um abaixo-assinado na tentativa de preservar o antigo prédio que ocupava o campus da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no município de Franca (SP). Isso porque, com a mudança da FCHS para o bairro Jardim Petráglia, em 2009, o prédio abrigou secretarias municipais e, posteriormente, foi desativado por risco de desabamento. Desde então, o prédio ficou abandonado e foi sucateado até que, em Junho de 2022, o local foi invadido e a fiação foi roubada.
O prédio, que foi fundado em 1888, primeiro abrigou o colégio Nossa Senhora de Lourdes até o ano de 1976, quando passou a abrigar o campus universitário. O edifício do Campus Histórico, situado na Rua Major Claudino, possui uma arquitetura centenária e mantém os pisos e azulejos originais. Ademais, em função da importância histórica e arquitetônica do prédio, além de ter abrigado cursos de graduação e pós-graduação dos cursos mencionados acima, ele foi tombado pelo Município de Franca no ano de 1997.
Assim, os ex-estudantes criaram a Associação de Ex-Alunas/os/es da Unesp (AEX) para agirem com urgência em prol da preservação e da recuperação do importante patrimônio histórico que é o edifício, montaram o abaixo-assinado que conta com mais de 3,5 mil assinaturas.
Para apoiá-lo, assine-o e compartilhe-o em suas redes: https://www.change.org/p/em-defesa-do-campus-hist%C3%B3rico-da-unesp-franca?utm_source=share_petition&utm_medium=custom_url&recruited_by_id=8caa0d00-0a8b-11ed-9028-276ca58a3ac1
#ParaTodosVerem a imagem contém, ao fundo, uma foto do antigo prédio da Unesp. a frente em um quadro branco está a manchete “Ex alunos se mobilizam na tentativa de preservar o antigo prédio da Unesp, Campus de Franca” e no canto superior direito está o logo do Senso Crítico.
Commentaires