Buscar

LANÇAMENTO: FRENTE CRÍTICA


Nas últimas semanas o Senso Crítico apresentou duas novas ações: a Frente Carolina de Jesus e a Frente Luiz Gama. Ambas são partes de uma frente maior, a Frente Crítica, um espaço criado para promover atividades temáticas que saem dos padrões de notícias convencionais. Com a Frente Crítica o projeto procura publicar entrevistas com pessoas dedicadas ao assunto e vídeos sobre os temas debatidos.

Esse ano o tema escolhido é o centenário de nascimento de Paulo Freire. Desvelar a realidade e, criticamente, conhecê-la e, conhecendo-a, recriar este conhecimento: estas são algumas das propostas de Freire, um dos principais educadores do século XX. Desenvolveu uma metodologia educacional, a “Pedagogia do Oprimido”, que denuncia as relações de opressão entre as classes sociais no Brasil e exige profunda dialogicidade entre educadores e educandos. Seu método de alfabetização leva em consideração as experiências e os conhecimentos prévios do educando para desenvolver a leitura e a escrita, sendo referência internacional no tema da educação. O ano de 2021 marca 100 anos do nascimento de Paulo Freire e, no atual contexto, com as dificuldades trazidas pela pandemia para a educação, o sucateamento do sistema educacional e a recusa da educação crítica, é importante para o Senso Crítico poder dedicar o espaço da Frente Crítica à sua memória.


#Pracegover A imagem mostra o logo do Senso Crítico no centro com o escrito “Frente Crítica”, abaixo estão as fotos de Luiz Gama, Paulo Freire e Carolina de Jesus em um fundo vermelho.


0 visualização0 comentário