Buscar

Políticos e personalidades enviam carta a Joe Biden pedindo o fim do bloqueio econômico à Cuba.


Políticos, juristas, artistas e personalidades influentes da américa latina e da europa, como Dilma Rousseff, Chico Buarque e João Pedro Stédile, fizeram uma carta de apelo ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para que o embargo econômico à Cuba seja extinto.

A carta, além de pedir o fim do embargo, afirma que trata-se de uma medida desumana criada para desestabilizar a nação cubana. Disponibilizamos aqui a carta na íntegra destinada à Comunidade Internacional: https://drive.google.com/file/d/1eu77lg4a6VBC1u8mGdRCW4Nm2xPY2jaZ/view?usp=sharing

É importante ressaltar que essa não é a primeira carta ou o primeiro pedido para que o embargo à Cuba chegue ao fim, diversos foram os pedidos, no decorrer da história, feitos por importantes personalidades do mundo.

O bloqueio econômico iniciou em 1962 quando o então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy decidiu suspender todas as relações econômicas e diplomáticas entre o país e a ilha e impôs o embargo como resposta à Revolução Cubana em 1959. Em 1993, após o fim da União Soviética, Bill Clinton aprovou a lei que sanciona qualquer país que comercialize com Cuba. Com a crise econômica gerada nesse período, pessoas começaram a improvisar meios de atravessar o mar e chegar aos Estados Unidos. Essas pessoas ficaram conhecidas como “balseiros”. Em 2014, no entanto, o presidente Obama flexibilizou algumas das medidas e voltou a estabelecer relações diplomáticas com a ilha. Porém, Donald Trump recrudesceu o embargo impondo novas sanções.


#ParaTodosVerem a imagem contém uma foto de uma rua com a bandeira de Cuba, acima está a manchete “Políticos e personalidades enviam carta a Joe Biden pedindo o fim do bloqueio econômico à Cuba” e no canto inferior direito está a manchete


1 visualização0 comentário