Buscar

Preço da energia elétrica no Brasil é um dos mais caros do mundo: saiba quais os motivos.


A conta de luz está ficando cada vez mais cara para as consumidoras e os consumidores e muitas pessoas se veem obrigadas a abrir mão de ter energia elétrica em suas casas por não conseguirem pagar os altos preços das contas. Boa parte dessa situação, é atribuída à crise hídrica e à consequente crise energética que atinge o Brasil. No entanto, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) tem denunciado e alertado para o fato de que existem outros fatores que sobem o custo da energia no país e que, segundo uma matéria feita pelo site do MAB (agosto de 2021), é uma das mais caras do mundo, de acordo com o balanço da Agência Internacional de Energia (EIA).

Entre os motivos listados pelo MAB estão, a privatização do setor elétrico, promovida pelo governo brasileiro na década de 1990, que não gerou o resultado esperado pelos consumidores, visto que as empresas privadas pouco investiram no setor. Há também subsídios oferecidos para os setores estratégicos, como o agronegócio e a mineração e o lucro dos acionistas, ou seja, a população paga parte dos custos das grandes corporações por meio das contas de luz, ao passo que os altos valores geram lucro no mercado de ações. Por fim, o discurso da seca, que atinge boa parte do país e reduz os níveis dos reservatórios, ajuda a legitimar o aumento das tarifas.


Imagem: Reprodução


#ParaTodosVerem: imagem em preto e branco com desenho do mapa do Brasil e ao lado uma lâmpada com o símbolo “$” dentro. Logo do Senso Crítico no canto inferior direito. Legenda na parte inferior esquerda: “Preço da energia elétrica no Brasil é um dos mais caros do mundo: saiba quais os motivos”.




1 visualização0 comentário