VISITA E VIVÊNCIA NO QUILOMBO IVAPORUNDUVA (25-26/Abril/2020)

No final de semana dos dias 25 e 26 de Abril, faremos uma visita guiada ao Quilombo de Ivaporunduva, localizado no Município de Eldorado (SP), na rodovia SP 165 (Eldorado/Iporanga), às margens do Rio Ribeira de Iguape. Trata-se de uma importante atividade de ecoetnoturismo de base comunitária, e por isso uma interessante oportunidade de aprendizado e vivência em Direitos Humanos.

Composta por 80 famílias, a Comunidade de Ivaporunduva tem uma população de 308 pessoas, sendo 80 crianças, 195 adultos e 33 idosos. A sobrevivência dessas famílias é conseguida com o cultivo tradicional de roça para consumo próprio (arroz, mandioca, milho, feijão, verduras e legumes). Para o consumo e geração de renda produzem banana orgânica e artesanato, além de receberem grupos para turismo e visita.

Temos apenas 30 vagas disponíveis e as inscrições poderão ser feitas até o dia 08 de Abril de 2020, podendo ser encerradas antes em razão do eventual preenchimento de todas as vagas.

O deslocamento (ida e volta) será feito em Micro-Ônibus ou Van Executiva (a depender do número de inscritos), as refeiçoes serão servidas no quilombo, conforme programação, e a hospedagem será em pousada localizada também no quilombo (6 pessoas por quarto). A visita tem o custo total de R$ 350,00 para associados do INPPDH e estudantes, e de R$ 450,00 para os demais interessados. O valor inclui transporte (ida e volta), café da manhã, almoço nos dias de visita, jantar, hospedagem e todas as atividades programadas.

O pagamento pode ser feito mediante depósito na conta corrente do INPPDH (o comprovante deverá ser anexado quando do preenchimento da ficha de inscrição) ou em até 3 parcelas no cartão de crédito, na sede do INPPDH (nessa hipótese, preencha a ficha de inscrição e aguarde o contato do INPPDH).

CONTA CORRENTE INPPDH:

Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos

CNPJ 34.421.745/0001-46
Banco do Brasil / Agência 0052-3
Conta Corrente 99108-2

A programação é a seguinte:

25/04 (Sábado)

6h30min:

11h00min:

12h00min:

14h00min:

15h30min:

19h00min:

20h30min:

Saída em frente da UPM/Campinas (Avenida Brasil, 1.222, Guanabara, Campinas/SP)

Chegada ao Quilombo Ivaporunduva (acomodação e recepção por monitores locais)

Almoço (comida caseira à base de produtos orgânico produzido nos quilombos)

Palestra com liderança quilombola (história da formação do quilombo, lutas, conquistas e resistência)

Oficinas temáticas:

1) contação de histórias, causos e lendas quilombolas

2) farmácia viva (plantas medicinais)

Jantar (comida caseira à base de produtos orgânico produzido nos quilombos)

Atividade Noturna: pesca com facho

26/04 (Domingo)

7h30min:

8h30min:

12h00min:

14h00min:

Café da Manha

Oficinas temáticas:

1) garimpo do ouro

2) barreamento

Almoço (comida caseira à base de produtos orgânico produzido nos quilombos)

Saída do Quilombo com destino a UPM/Campinas (Avenida Brasil, 1.222, Guanabara, Campinas/SP)

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, CAUSOS E LENDAS QUILOMBOLAS: Essa atividade consiste em ouvir histórias, causos e lendas quilombolas contada por um morador local, os participantes poderão interagir e participar a todo o momento.

 

FARMÁCIA VIVA (PLANTAS MEDICINAIS): Conhecer as plantas medicinais usadas para a prevenção e cura de diversas doenças desde a época dos escravizados até os dias atuais.

 

GARIMPO DO OURO: Nessa atividade o grupo entenderá como os escravizados faziam o garimpo e mineração do ouro de aluvião. Momento também de entender a história de colonização do Vale do Ribeira.

 

BARREAMENTO: Conhecer o processo de construção de uma casa de pau-a-pique, entender a arquitetura desse modelo de construção trazido da África, realizar o barreamento das paredes da casa na prática, bem como saber foi e é a vivência das famílias que usaram e ainda usam esse modelo de moradia.

PESCA COM FACHO: sistema de pesca noturna com facho feito com bambu no modo tradicional)

Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos

Rua Dr. Ruy Vicente de Mello, nº 444, Cidade Universitária, Campinas/SP, CEP 13.083-745

+55 19 3289-4955