Buscar

15/09 Dia Internacional da Democracia


O dia 15 de Setembro marca o Dia Internacional da Democracia. A data foi criada em 2007 para lembrar a Declaração Universal da Democracia, que estabelece a democracia como um direito ao exercício da cidadania, praticada em condições de igualdade e transparência, respeitando a pluralidade dos pontos de vista e a livre competição política. A declaração foi assinada em 1997 por 128 países. No atual contexto, marcado pela ascensão da extrema direita em escala mundial, com candidatos que defendem discursos autoritários, o sistema democrático vem sendo constantemente ameaçado, assim, é importante reforçar a defesa dos ideais defendidos pela Democracia.

No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro tem colocado dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro, questionando-o, fazendo alegações de fraudes, sem que existam quaisquer provas para isso. O presidente, nas últimas semanas, também proferiu falas de forma a atacar o Supremo Tribunal Federal (STF), sobretudo na pessoa do Ministro Alexandre de Moraes.

Além disso, ele apoiou as manifestações a favor do seu governo e desses ataques às instituições democráticas, no dia 07 de setembro. Diversas foram as declarações e os cartazes de civis, participantes dos protestos, contrários ao STF, pedindo intervenção militar e elogiando a ditadura brasileira (1964-1985).

Diante disso, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, criticou, em suas redes sociais, o presidente Bolsonaro e seu governo, bem como advogados e advogadas que participaram dos atos antidemocráticos. No entanto, posicionar-se contra esse tipo de ataque à democracia, motivou conselheiros da OAB a pedirem o seu afastamento do cargo. Isso nos leva a refletir e a questionar: por que criticar falas e manifestações antidemocráticas é colocado como postura antiética e pautada em interesses políticos? (Argumentos utilizados para fundamentar o pedido de afastamento do presidente nacional da OAB- coluna metrópoles, setembro/2021).


#PraTodosVerem: imagem contém foto de protesto, no canto inferior direito está o logo do Senso Crítico e no canto inferior esquerdo está escrito “15/09 Dia Internacional da Democracia”


0 visualização0 comentário