top of page

Após terremoto e ciclone, situação do Haiti é complicada. País enfrenta crises política e econômica


No último dia 14 de Agosto ocorreu um terremoto de magnitude 7,2 no Haiti, pouco tempo depois o país foi atingido pelo ciclone tropical Grace. Os desastres naturais abalaram ainda mais a estrutura e a população do país, que já enfrenta crises econômica e política. Segundo as autoridades haitianas, o tremor destruiu 2.868 edifícios e danificou 5.410, deixando mais de 2000 mortos. O Haiti já sofreu um sisma catastrófico, de magnitude 7.0, em 2010 que deixou sérias consequências. No entanto, a magnitude do terremoto não é o único problema, mas soma-se à falta de uma estrutura adequada. No mesmo período, em 2011, o Japão também sofreu um tremor de magnitude ainda maior, 9.0, mas as consequências foram menos graves.

O Haiti já passa por uma crise social, política e econômica há muitos anos e isso acentuou-se. Uma matéria do El País (julho de 2021) abordou que 60% da população do país vive na pobreza e que 90% da sua população está sob riscos de desastres naturais como o último ocorrido. É essencial observar que protestos já vinham ocorrendo mesmo antes da pandemia e demonstravam a insatisfação com o Presidente Moïse, que foi assassinado no mês de julho. Jovenel Moïse representava o partido PHTK de extrema-direita e contava com o apoio dos Estados Unidos. Durante seu governo, enfrentou oposição de classes populares e setores médios da sociedade, contrários às políticas neoliberais. Ademais, segundo o Brasil de Fato (julho de 2021), investigações e denúncias apontavam para um envolvimento de Moïse com o crime organizado e gangues armadas. Após o seu assassinato, movimentos sociais alertaram sobre os perigos de intervenções imperialistas estrangeiras no país, sobretudo pelos Estados Unidos. Os alertas são carregados de preocupações por parte dessas organizações, já que, a presença de ocupações militares anteriores piorou a crise do país, além de ter sido responsável por violações de direitos básicos da população e pela prática de graves crimes.


Foto: Jose Flecher


#PraTodosVerem: A imagem mostra pessoas caminhando sobre escombros. Acima está a manchete "Após terremoto e ciclone, situação do Haiti é complicada. País também enfrenta crises política e econômica.”


bottom of page