Buscar

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.


Em 2019, pouco após tomar posse, o presidente Jair Bolsonaro, em pronunciamentos, se mostrou favorável ao trabalho infantil, pois, nas palavras do presidente, “o trabalho não atrapalha a criança”. A fala do presidente gerou muita indignação entre defensores dos Direitos Humanos e do direitos da criança e do adolescente, pois o trabalho infantil, em fazendas e fábricas, retira da criança o direito de viver sua infância e prejudica sua educação e seu crescimento. Nos casos mais extremos de trabalho infantil, a criança acaba exposta a violência, à separação das famílias, ao abandono, à doenças e pode ser submetida a trabalhos em condições análogas à escravidão. A Agência Brasil divulgou em dezembro de 2020 que uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que, em 2019, no mesmo ano da declaração do presidente, das 38,8 milhões de pessoas com idade entre 5 e 17 anos de idade, 1,8 milhão estavam em situação de trabalho infantil. Os dados da pesquisa também mostraram que entre essas crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, 66,4% eram homens e 66,1% eram pretos ou pardos.

A situação do trabalho infantil é um problema mundial e, por isso, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002 instituiu o dia 12 de junho como o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. Essa data foi marcada pela primeira apresentação de um relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. A partir disso, a OIT convoca uma mobilização geral da sociedade, de empregadores, trabalhadores e governos do mundo todo a combaterem o trabalho infantil. Isso demonstra a seriedade e a importância dessa luta, além de mostrar mais uma vez, como a fala do Presidente Bolsonaro foi muito errada, pois o trabalho infantil deve ser combatido de todas as formas, e não incentivado dessa forma.


Foto: Observatório do Terceiro Setor


#PraCegoVer: Imagem com foto em preto e branco de três crianças trabalhando manualmente em uma terra. Escrita na parte inferior da imagem na cor amarela “Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil” seguido do símbolo que marca a luta do combate que é um cata-vento com cinco pontas, cada uma de uma cor- azul, vermelho, amarelo, laranja e verde. Logo do Senso Crítico no canto superior esquerdo.


1 visualização0 comentário