top of page

Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador


No dia 8 de Julho se comemora o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador. A data homenageia o dia da fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em 1948 e destaca a importância da pesquisa científica para a sociedade e para o desenvolvimento do país. Esse ano, porém, a data é celebrada em um momento marcado por grandes dificuldades enfrentadas pelos cientistas, das áreas de humanas, exatas e biológicas, como os cortes orçamentários e o negacionismo, que dificultam a realização das pesquisas científicas.

Nos últimos anos, as Universidades Públicas, que são responsáveis por quase a totalidade da pesquisa científica e tecnológica realizada no Brasil (Revista Pesquisa Fapesp), têm sofrido com os intensos cortes orçamentários. Isso se agravou durante o governo Bolsonaro, que além de proferir discursos contrários e falsos a respeito das Universidades Públicas, tem permitido uma série de cortes nas verbas direcionadas a essas instituições. Em 2021 diversas Universidades anunciaram que o dinheiro que seria repassado para elas prejudicaria diretamente o seu funcionamento e o desenvolvimento da pesquisa. A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), um centro de excelência em ensino e pesquisa na América Latina, fundada em 1920, anunciou que pode fechar as suas portas devido aos cortes orçamentários que sofreu.

O mesmo se repete em alguns governos estaduais, como é o caso de São Paulo, onde suas Universidades Estaduais têm lutado para ficar em pé por causa das políticas adotadas por João Dória. O mesmo orgulha-se das pesquisas desenvolvidas pelas instituições públicas do Estado e utiliza-as para dar continuidade ao seu marketing, mas, por outro lado, ameaça e promove cortes de verbas em relação às Universidades Estaduais e Institutos de ensino e pesquisa estaduais.

#PraCegoVer: imagem com foto de mãos apontando e escrevendo em um papel que representa uma análise de dados, em preto e branco. Legenda na parte inferior esquerda da imagem: “Dia 08/07 Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador”. Logo do Senso Crítico ao lado direito, alinhado com a legenda.


bottom of page