top of page

Encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio: relembre acontecimentos marcantes relacionados ao Brasil


A primeira modalidade em que o Brasil conquistou sua primeira medalha foi a do Skate, pelo atleta Kelvin Hoefler. O país também teve grande destaque na mesma modalidade com Rayssa Leal, medalhista que se tornou a atleta brasileira mais jovem a ganhar uma medalha olímpica. Vale destacar que essa foi a primeira edição das olimpíadas em que o Skate entrou como modalidade. Isso é um marco simbólico muito importante para o esporte, pois é associado a visões preconceituosas, tendo sido proibido, em 1988, na cidade de São Paulo.

Outro evento que gerou muita discussão foi resultado do Surf, esporte este que também apareceu pela primeira vez nos jogos. Mesmo celebrando o ouro do Brasileiro Ítalo Ferreira, muitas pessoas se descontentaram com o resultado do segundo lugar, que ficou com o atleta japonês Kanoa Igarashi após vencer Gabriel Medina. Nas redes sociais, o público acusou os juízes de roubar para Igarashi, visando favorecer o Japão, e direcionaram ataques xenofóbicos contra japoneses e contra o próprio Igarashi.

Os acontecimentos da Ginástica Artística levantaram o debate sobre o racismo no esporte. Após a eliminação de Arthur Nory, o público relembrou os ataques racistas que o atleta direcionou ao seu então colega Ângelo Assumpção em 2015. Ao falar sobre o caso, Daiane dos Santos diz que sofreu racismo nos clubes, os quais frequentou, e fez relatos como, por exemplo, o fato de que alguns colegas se recusaram a usar o mesmo banheiro que ela.

O posicionamento de atletas mulheres contrárias ao uso de uniformes sensuais também marcou os jogos deste ano. O time de handebol de praia da Noruega não usou biquíni para jogar, pelo fato de ser um uniforme sexista e que tem o intuito de atrair o público masculino e patrocinadores à modalidade. Além disso, ginastas da Alemanha usaram uniformes iguais aos dos homens para colocar um fim à sexualização das ginastas.


#PraCegoVer: imagem com foto do símbolo oficial brasileiro dos jogos olímpicos, logo do Senso Crítico no lado superior esquerdo e legenda abaixo: Encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio: relembre acontecimentos marcantes relacionados ao Brasil.


bottom of page