top of page

Festas Juninas em cada Região do Brasil


No post de hoje vamos abordar como são as festas juninas em cada região do Brasil com foco nas características gerais de cada uma dessas festividades.

Na região norte, além de barracas com comidas típicas da região, o Festival Folclórico de Parintins ocorre no final do mês de junho. Trata-se de uma festa popular que é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil em que ocorre o desfile do Boi Caprichoso e do Boi Garantido, no qual ambas figuras folclóricas entram em disputa no ritmo do boi-bumbá. Já na região nordeste, comidas típicas também compõem as festividades. Os ritmos musicais principais são o forró, sobretudo com as músicas de Luiz Gonzaga, e o sertanejo. Na região centro-oeste, tanto as comidas típicas quanto as músicas sofrem influência direta da fronteira dos países. Pode-se mencionar como exemplo de comidas a sopa paraguaia e o bolo de milho salgado e de instrumentos musicais a polca paraguaia e as violas de cocho bolivianas. É importante destacar também que na cidade de Corumbá (MS), no dia 24 de junho fiéis promovem o “Banho de São João” no rio Paraguai, para lavar as imagens dos santos aos quais são devotos. No sudeste as festas juninas também são chamadas de “Quermesses” e são organizadas por instituições como igrejas e escolas para arrecadar fundos para a comunidade. As festas são marcadas pelas quadrilhas, onde casais dançam e encenam um casamento. É comum as pessoas vestirem xadrez e chapéu de palha para imitar o estilo conhecido como “Caipira”. Por fim, no sul há uma forte presença da cultura local com as vestimentas caracterizadas pela bombacha, o pinhão e o churrasco sendo os principais alimentos do evento e as danças ao ritmo do Vanerão.


#ParaTodosVerem a imagem contém um fundo vermelho com uma foto do Boi Garantido à direito e uma foto de uma fogueira à direita, a frente está a manchete “Festas Juninas: Conheça as diferenças entre as diversas regiões do país” e no canto inferior direito está o logo do Senso Crítico.


bottom of page