top of page

Manifesto por uma Educação Democrática e Humanizadora


No dia 07 de setembro de 2021, um grupo de educadoras, educadores, pesquisadoras e pesquisadores comprometidos com projetos e ações para uma educação democrática e humanizadora, elaboraram um manifesto com o intuito de expressar as preocupações em relação à educação e ao trabalho das educadoras e dos educadores, na atual conjuntura do país. A nota teve iniciativa da “UniProsa”, coletivo coordenado pelos professores Celso Vasconcellos e Valdo Cavallet e conta com a assinatura de pessoas que compõem o coletivo, além de estar aberta para receber mais assinaturas, na parte final do documento.

O manifesto expressa uma crítica aos retrocessos no campo da política, da economia, da cultura e da educação, que vêm acontecendo nos últimos cinco anos no país. Entre os retrocessos listados no documento destacam-se, os cortes orçamentários, o incentivo à educação domiciliar, o descaso com a educação durante a pandemia e o apoio de políticos ao movimento "Escola Sem Partido”. Ademais, a carta repudia as recentes falas de cunho capacitista e de desprezo pela universidade do Ministro da Educação, Milton Ribeiro.


Link para o Manifesto completo:


#PraTodosVerem: imagem com arte de fundo que representa a UniProsa. Legenda na parte superior esquerda: “Manifesto por uma Educação Democrática e Humanizadora”. Logo do Senso Crítico no canto inferior direito.


bottom of page