Buscar

01 de Maio: Dia do Trabalhador



O dia 1º de maio marca o Dia do Trabalhador ou o Dia do Trabalho em vários países. Mas, você sabe o porquê dessa data ser tão importante? Historicamente trabalhadoras e trabalhadores do mundo todo lutaram e lutam, até hoje, pela conquista e pela efetivação dos seus direitos. E, essa data, ficou marcada em 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, por uma greve geral, que surgiu de uma onda de manifestações de trabalhadores e que paralisou os parques industriais locais. Assim, a origem desta data representa um marco importante da luta de trabalhadores por direitos trabalhistas e melhores condições de vida.

No Brasil, esse histórico de lutas também foi marcante, principalmente com os processos de industrialização e urbanização do início do século XX. Hoje, é possível percebermos que muitos desses direitos que foram conquistados pela classe trabalhadora correm riscos de serem flexibilizados, com propósito de serem precarizadas as condições de trabalho, sobretudo após a reforma trabalhista e as recentes medidas propostas pelo Governo durante a pandemia de Covid-19.

Atualmente, vivenciamos um processo de precarização trabalhista com significativos impatos na vida dos trabalhadores e trabalhadoras. São exemplos desse movimento o aumento considerável do setor de serviços e do número de pessoas recorrendo ao trabalho informal. Além disso, registra-se cada vez mais a inserção do uso das tecnologias informacionais no universo do trabalho, tal como visto no processo de uberização do trabalho que, segundo o professor Ricardo Antunes, do departamento de Sociologia do IFCH - Unicamp, provoca insegurança jurídica e social aos trabalhadores que laboram em jornadas sem controle, sem garantias de direitos e sem salários fixos. Assim, no último ano, foi marcante a greve dos trabalhadores de aplicativo, estes que estão extremamente expostos na pandemia, por melhores condições de trabalho.


#Pracegover Imagem mostra uma foto da greve dos trabalhadores de aplicativo, no canto superior esquerdo está o logo do Senso Crítico e no centro está escrito “01/05 Dia do Trabalhador.”



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo