Buscar

17/05 DIA INTERNACIONAL DA LUTA CONTRA A HOMOFOBIA, BIFOBIA E TRANSFOBIA


O Dia Internacional da Luta contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia é celebrado no dia 17 de Maio, pois foi o dia em que a OMS passou a desconsiderar o termo “homossexualismo” e excluiu a Homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) no ano de 1990. O objetivo da celebração dessa data é conscientizar a sociedade civil acerca dos preconceitos contra diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, visando combater os ataques à população LGBTQi+ e fortalecer a luta pela criminalização da homofobia.

O século XIX foi marcado pelo surgimento de teorias e estudos que justificavam os preconceitos propagados contra a população LGBTQi+. Assim, havia uma imposição de forte segregação dessas pessoas, uma vez que a sexualidade delas era tida como fora do padrão. Isso fez com que elas começassem a se organizar e a se fortalecer juntas, por meio de encontros, associações, reuniões e manifestações culturais.

No Brasil, a formação dos primeiros movimentos políticos mais fortes e organizados começou a se dar no final da década de 1970, atravessando o fim da ditadura e início do processo de redemocratização do país. Várias foram as conquistas dos movimentos na luta pelo respeito, pela dignidade e pela efetivação e criação de direitos desde então.

Entretanto, a Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersecuais (ILGA) apresentou um relatório que mostra que o Brasil é o primeiro país nas Américas em número de homicídios de pessoas LGBT’s e o líder mundial em assassinatos de pessoas trans (Brasil de Fato, 05/2020). Por isso, é essencial que a luta por uma vida digna e pela garantia de direitos da população LGBTQI+ continue, seja respeitada e tenha sua devida visibilidade.


Artigo utilizado para a construção do texto: “A luta contra a homofobia: das condições de constituição dos movimentos homossexual e LGBTTT em Sergipe” Patrícia Rosalba Salvador Moura Costa e Marcos Ribeiro de Melo.


#Pracegover A imagem contém uma foto do evento da Parada Gay com o escrito “17/05: Dia Mundial da Luta Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia” ao centro.


1 visualização0 comentário