top of page

Por que Paulo Freire é considerado um dos principais educadores do mundo?


Paulo Freire é um filósofo e pedagogo, considerado um dos principais educadores do mundo. Em seu percurso profissional, Freire desenvolveu um método de ensino reconhecido revolucionário, que ficou marcado em suas obras, sendo as principais “A pedagogia do oprimido” e “Educação como prática da liberdade”. A pedagogia de Freire, que coloca as pessoas como sujeito da História e relaciona o conhecimento com o mundo, não se alinhava com o ideário político da Ditadura Militar brasileira, o que o tornou um alvo do governo da época e o forçou a sair do país. Nesse contexto, Freire viajou o mundo e lecionou em universidades internacionais. Não se pode negar o impacto de Paulo Freire. O educador recebeu prêmios de Doutor Honoris Causa e é, hoje, o brasileiro mais citado em trabalhos da área de humanidades.

Uma matéria do G1.com (2013) entrevistou algumas pessoas que participaram da 1ª turma de alfabetizados com o método construído por Paulo Freire. A turma foi composta por 380 (trezentos e oitenta) pessoas, das quais 300 (trezentas) se formaram, na cidade de Angicos- Rio Grande do Norte. O objetivo do curso era alfabetizar as pessoas em 40 (quarenta) horas, além de trazer questões sociais e políticas para cada indivíduo envolvido no processo, pois faz parte do método desenvolvido por Paulo Freire. Eram utilizadas palavras e expressões que faziam parte do cotidiano das pessoas para que fossem alfabetizadas e refletissem politicamente sobre questões que as envolviam. O método do educador propõe um processo pedagógico pautado em uma construção do saber entre educador e educando, figuras essas que não são fixas durante o processo, e que tem por fim a libertação de opressões e de injustiças por quem as vivencia.


#Pracegover A imagem contém uma foto de Paulo Freire, abaixo está escrito a pergunta “Por que Paulo Freire é considerado um dos principais educadores do mundo?" e no canto superior direito está o logo do Senso Crítico.


bottom of page